dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    

  

Os últimos dados de levantamento de safra demonstram a força da sojicultura no Brasil. Em relação à safra de 2008/09, a produção de soja para o período 2009/10 foi cerca de 21% maior, atingindo a marca de 69 milhões de toneladas. A soja mais uma vez atua como carro chefe para manter a posição brasileira de celeiro mundial na produção de alimentos.  A vocação do agricultor brasileiro em praticar agricultura com excelência e precisão está quantificada em dados reais. As exigências dos consumidores nacionais e internacionais e as constantes preocupações desafiam o sojicultor a buscar melhores práticas de manejo que aliem rentabilidade e produtividade garantindo a sustentabilidade do seu negócio.

O Brasil desenvolve tecnologias de manejo que auxiliam o produtor a aumentar a produtividade. Nesta safra, as lavouras brasileiras apresentaram uma produtividade média de 2.927 quilos de grãos por hectare, 11,3% superior à da safra passada (2.629 quilos por hectare). Mesmo se tratando de um aumento expressivo, a adoção de um manejo adequado pode aumentar o rendimento em 3 ou 4 sacas por hectare, o que representa 240 quilos a mais por hectare.

Estudos realizados em cerca de 700 áreas experimentais apontam que o Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top proporciona um aumento de até 5% na produtividade se todos os procedimentos forem seguidos corretamente. O novo modelo apresenta características únicas para o manejo da cultura de soja. Além do melhor controle fitossanitário, a combinação dos produtos Standak® Top, Comet® e Opera® utilizados em diferentes fases da lavoura, proporciona a melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos.  O Sistema tem seu inicio com o Standak® Top que proporciona tranquilidade ao agricultor já que promove melhor estabelecimento da cultura. É a certeza de segurança em função de uma lavoura com mais raízes, folhas e ramos produtivos.

Standak® Top é um produto inovador para o tratamento de sementes: o único que possui ação fungicida e inseticida, juntas, para controlar as principais pragas e fungos, que atacam as sementes e plântulas da soja e ainda apresenta os benefícios AgCelence®M que proporcionam maior enraizamento, engalhamento e arranque da planta.

Os fungicidas Comet® e Opera® completam o manejo garantindo a qualidade e maior produtividade da lavoura. O segundo é recomendado para o controle das principais doenças foliares que mais afetam as lavouras de soja, como a ferrugem asiática, mancha alvo, oídio, crestamento foliar e mancha parda ou septoriose. Já o Comet® é um fungicida com amplo espectro, também utilizado no controle das principais doenças do algodão, feijão, café e citros.  Apresenta maior proteção contra as doenças, com longo poder residual, gerando maior produtividade e qualidade nas lavouras.

Os benefícios AgCelence de aumento de produtividade ocorrem devido a presença do princípio ativo piraclostrobina, encontrado nos fungicidas da Família F500. O efeito fisiológico do F500 é resultado do aumento da fotossíntese líquida e da atividade da enzima nitrato-redutase, combinados com a diminuição da produção do etileno na planta.  Todos esses fatores reunidos contribuem para mais produtividade e qualidade nas lavouras.

O desafio do produtor rural brasileiro é atingir altos níveis de produtividade para suprir a necessidade mundial por alimentos unindo os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Assim, a indústria investe em pesquisa para trazer aos agricultores inovações que os auxilie a trilhar este caminho.

Restrição no Estado do Paraná para cultura da soja:

Opera, não liberado para os alvos Colletotrichum truncatum e Rhizoctonia solani.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada